Abrir empresas em nome de terceiro é crime?

Image teste
Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Por mais vantajosa que as contraprestações possam parecer, certamente ela não será suficiente para reparar os prejuízos que lhe serão causados.

Abrir empresas em nome de terceiros é uma atitude totalmente desaconselhada, ainda que o “laranja” tenha autorizado a situação e emprestado o seu nome.

A situação piora, e muito, para os casos em que o terceiro não autoriza a utilização de seus dados para constituição de uma empresa e não possui conhecimento da formalização do CNPJ.

Tal prática, sem dúvida, constitui crime no nosso ordenamento jurídico e é tipificado pelo Código Penal como estelionato e fraude.

Em 2018, a Comissão de Constituituição e Justiça – CCJ da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de Lei 4033/15 que torna crime tipificado no código penal prevendo que será considerado fraude o ato de abrir ou transferir a titularidade de empresa em nome de pessoas que nã sejam realmente sócias. Incorrerá no mesmo crime quem permitir o uso de seu nome falsamente como sócio de empresa. O Projeto ainda precisa ser analisado pelo Plenário.

Além dos problemas que poderão ser enfrentados com a justiça criminal, mesmo com a autorizaçao do terceiro, a formalização de empresa em nome de pessoas que não sejam sócias pode trazer consequencias que dificultem o exercicio das atividades empresariais. Alguns atos são privativos do sócio e não podem ser realizados por procuração, como a emissão e validação dos certificados digitais, que é indispensável para emitir notas fiscais, acessar cadastros e telas internas, assinar digitalmente diversas obrigações acessórias exigidas por lei para os órgãos públicos e etc.

Além disso, dívidas contraídas pelo laranja em sua vida de casamento, além de desentendimentos, casamentos, divórcio e falecimento poderão atingir os bens da sociedade, com partilhas, sucessão e contato com os herdeiros do “laranja”, que as vezes não possuem boa relação e sequer conhecimento do que era praticado.

Assim, além de ilegal, a prática a longo pode ser bastante prejudicial ao empresário de fato.

ABRIRAM UMA EMPRESA NO MEU NOME. O QUE FAZER?

Se você foi vítima de um estelionatário e descobriu que existe uma empresa formalizada, imediatamente, orientamos as seguijntes providencias:

  1. Registre um boletim de ocorrência descrevendo o ocorrido e informe a autoridade policial o nome da empresa, número de inscrição no CNPJ, endereço do estabelecimento e etc.
  2. Com auxílio de um profissional, comunique imediatamente a ocorrência da fraude para a Junta Comercial, Secretaria da Fazenda, Receita Federal do Brasil e Prefeitura do Municipío de estabelecimento, por intermédio de ofício, com cópia do boletim de ocorrência lavrado, exigindo o cancelamento da inscrição de empresário e da sociedade;
  3. Utilize dos canais digitais da Junta Comercial e demais órgãos, como fale conosco, para reiterar a denuncia de fraude, enviando todos os documentos e comprovações que possuir;

Com essas providências, além de cessar e interromper a fraude, você se resguarda sobre as consequencias legais geradas pelos atos praticados pela empresa fraudulenta.

QUAIS RISCOS DE EMPRESTAR MEU NOME PARA TERCEIROS?

Muitas vezes as pessoas são tentadas a emprestar seu nome e dados pessoais para constituição de empresa, recebendo como contraprestação valores mensais ou promessa de emprego e até sociedade.

Emprestar o nome para terceiros, em qualquer hipótese, é uma prática muito arriscada, ainda mais para constituição de uma empresa.

A empresa poderá contrair empréstimos bancários, não pagar impostos, fornecedores, aluguéis e empregados, conceder avais e fianças, desenvolver práticas e esquemas considerados crime, tudo isso ficará vinculado a você e a seu CPF.

Você certamente será procurado incasavelmente pelos credores que foram prejudicados pela empresa e inclusive pelas autoridades policiais.

Seu nome, certamente, será colocado em um tremendo buraco, coberto por dívdas, problemas e encrencas, que demandará dinheiro, tempo e saúde para sair de lá.

Classifique nosso post
Gostou? Compartilhe:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Nesse artigo você vai ver:

Fale com um especialista agora!

Preencha o formulário que entraremos em contato!
Estamos aqui para te ajudar a simplificar todas as etapas para abrir sua empresa

Escrito por:

Evicont Contabilidade

A Evicont é um escritório contábil fundado por Ivan Mingue no ano de 1991 e desde então estabelecido na Zona Sul de São Paulo/SP, no bairro do Brooklin. Nesses mais de 30 anos de experiência, a Evicont atendeu comércios, indústrias, prestadores de serviço e profissionais liberais dos mais variados portes.

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
A muitos anos as informações contábeis deixaram de simplesmente atender…
Cresta Posts Box by CP

Acesse suas informações contábeis com mais facilidade!

Baixe o aplicativo da EVICONT!
Download - Evicont

IR 2025: Declare com Tranquilidade e Economize

Soluções para Todos os Perfis de Declarantes

Pessoa física, empresário, investidor ou aposentado: temos a solução ideal para você