Taxação de grandes fortunas é ideia ultrapassada e inibe entrada de recursos estrangeiros no país, afirma especialista

n_48113_38e24a8dc975055bda678660a0620bb6
Compartilhe nas redes:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o projeto de lei 2046/21 que eleva, até o dia 31 de dezembro de 2026, uma alíquota adicional de 10% no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. 

Com essa tributação temporária para as empresas, a proposta limita o montante cobrado à diferença entre o lucro operacional verificado em cada ano-calendário e o verificado em 2019.

A cobrança seria feita sobre a parcela do lucro real que superar R$ 24 milhões anuais.

O advogado Willer Tomaz, do escritório Willer Tomaz Advogados Associados, afirma que a taxação de grandes fortunas passa por escolhas políticas e econômicas, que ultrapassam a linha da racionalidade jurídico-tributária.

“Do ponto de vista jurídico, a Constituição Federal permite ao Congresso Nacional a instituição do imposto por lei complementar. Porém, é historicamente uma ideia ultrapassada, apoiada em premissas de caráter confiscatório que, ao fim e ao cabo, apenas repelem o ingresso de recursos estrangeiros, estimulam a fuga de divisas do país, oneram o empreendedor, o contribuinte e o consumidor final, gerando assim efeito econômico contrário ao pretendido, máxime quando a alíquota do tributo se mostra excessiva, como é o caso do PL 2046/2021”, finalizou.

O projeto está em sua fase final, mas ainda será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Classifique nosso post
Gostou? Compartilhe:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Nesse artigo você vai ver:

Fale com um especialista agora!

Preencha o formulário que entraremos em contato!
Estamos aqui para te ajudar a simplificar todas as etapas para abrir sua empresa

Escrito por:

admin@dpg

A Evicont é um escritório contábil fundado por Ivan Mingue no ano de 1991 e desde então estabelecido na Zona Sul de São Paulo/SP, no bairro do Brooklin. Nesses mais de 30 anos de experiência, a Evicont atendeu comércios, indústrias, prestadores de serviço e profissionais liberais dos mais variados portes.

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Antes de tudo você precisa entender as duas formas distintas…
Cresta Posts Box by CP

Acesse suas informações contábeis com mais facilidade!

Baixe o aplicativo da EVICONT!
Download - Evicont

IR 2025: Declare com Tranquilidade e Economize

Soluções para Todos os Perfis de Declarantes

Pessoa física, empresário, investidor ou aposentado: temos a solução ideal para você