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Conheça 7 dicas para montar um planejamento financeiro para expandir o seu comércio

Entenda como o planejamento financeiro pode se tornar uma ferramenta crucial na expansão do seu negócio. Confira as principais dicas para realizá-lo de maneira efetiva!

Independentemente do sucesso de um negócio, é importante manter-se no topo do planejamento financeiro.

Isso significa rastrear o dinheiro que entra e sai, para que os salários possam ser pagos e para haver dinheiro para investir no futuro.

Em outras palavras, isso envolve acompanhar o ritmo. Foco no crescimento da empresa, na conquista de mais clientes, na construção de estoques, ou o que mais for necessário, em vez de gastar dinheiro descuidadamente.

Esses conceitos são intrigantes? Continue lendo para saber mais sobre planejamento financeiro corporativo e as sete dicas para o sucesso!

O que significa o planejamento financeiro?

O planejamento financeiro da empresa é um meio de prever receitas e despesas, visando avaliar o bem-estar do negócio.

Os dados coletados permitem determinar se você está tendo lucro ou prejuízo, se tem dinheiro suficiente para pagar as próximas contas, quanto fatura no mês e quanto está disponível para investir.

Com essa perspectiva, poderá tomar decisões estratégicas informadas.

Por exemplo, você pode discutir com os fornecedores a prorrogação dos prazos de pagamento por 30 dias em troca de um desconto considerável.

Essa prática sensata é útil para tomar decisões que vão desde o ajuste dos preços dos produtos até a possibilidade de abrir uma nova filial.

Ter as informações pertinentes em mãos simplifica o processo de determinação do melhor curso de ação.

Quais as vantagens do planejamento financeiro?

O planejamento financeiro tem inúmeras vantagens, começando com uma maior chance de obter um determinado objetivo financeiro.

Por ter finanças ordenadas, há menos possibilidade de choques ou circunstâncias imprevisíveis — se eles surgirem, serão muito menos propensos a causar danos.

A probabilidade de endividamento ou falência é muito baixa.

Sendo assim, os principais benefícios do planejamento financeiro são:

  1. Previsibilidade;
  2. Racionalidade;
  3. Facilidade para investir;
  4. Construção de patrimônio; entre outros.

Leia mais sobre o assunto nos artigos abaixo:

7 dicas para realizar um planejamento financeiro efetivo

É benéfico ter uma compreensão dos processos fundamentais de criação de um plano financeiro para seu negócio.

Depois disso, você pode modificar sua abordagem como desejar.

Para ajudá-lo a fazer isso, vamos lhe fornecer 7 dicas que o ajudarão a alcançar o sucesso nessa estratégia. Não deixe de dar uma olhada!

Controle os gastos pelo fluxo de caixa

É necessário ter uma série de controles financeiros para uma empresa.

O fluxo de caixa é um dos mais importantes, pois ajuda a administrar as despesas diárias, semanais e mensais.

O monitoramento pode ser conduzido por aplicações especializadas ou de uma planilha básica.

Ao rastrear todas as receitas e despesas, e também as contas a receber e a pagar, ele oferece uma ideia abrangente das finanças de sua organização.

Por exemplo, você pode detectar se tem fundos suficientes para cumprir as obrigações futuras ou se precisa obter um empréstimo para melhorar o capital de giro, o dinheiro usado para operar o negócio.

É possível antecipar os próximos pagamentos, reconhecer valores não pagos de compradores em atraso e compreender se deve investir ou esperar mais tempo — isso permitirá que gaste dentro de seu orçamento estabelecido.

O fluxo de caixa também fornece outros detalhes críticos para o planejamento financeiro de sua empresa. Esses incluem:

  • Lucro obtido nos últimos seis meses;
  • Dinheiro disponível para investimentos ou capacidade do negócio para economizar;
  • Despesas passíveis de redução ou cortes;
  • Lucratividade obtida no mês atual.

Planeje e cumpra as metas traçadas

Analise o fluxo de caixa para identificar os objetivos que você deseja atingir.

Deseja abrir uma nova filial? Aumentar a gama de produtos, ou as vendas nos próximos seis meses? Tem pretensão de aumentar a quantidade de clientes? Lembre-se que há uma série de maneiras de fazer isso, depende apenas do que você quer fazer com seu negócio.

É essencial estabelecer um limite financeiro para cada área da empresa!

Separe a empresa em seções e calcule os gastos máximos para cada uma delas.

Considere as variações nas tarefas ao conduzir essa divisão.

Por exemplo, o inventário pode precisar de mais dinheiro do que as vendas, pois ter estoque suficiente permite aproveitar ao máximo quaisquer oportunidades.

O departamento financeiro é responsável pelo controle orçamentário, mas você deve monitorá-lo também para tentar evitar qualquer problema.

Em simultâneo, decida quanto será reservado para investimentos futuros, é assim que poderá atingir seus objetivos.

Separe gastos pessoais dos empresariais

A indefinição das linhas entre fundos pessoais e comerciais é um erro típico das pequenas empresas.

Isso deve ser evitado a todo custo, ou então você poderia ter dificuldades significativas com a gestão de sua empresa e seu crescimento.

Ao misturar esses fundos, você perde a noção do planejamento financeiro do negócio. Isto aumenta o risco de ter que fechar o negócio.

Para evitar isso, reserve um determinado montante ou porcentagem a cada mês como pró-labore, essencialmente um salário para o proprietário.

O restante deve ser mantido como capital de giro para garantir a estabilidade financeira do negócio.

Calcule o preço ideal dos produtos ou serviços

Estabelecer um preço para algo envolve mais do que apenas calcular o custo dos materiais e adicionar uma margem de lucro desejada.

É essencial considerar o custo de produção ou aquisição, o lucro pretendido, salários e outras despesas, tais como contas de eletricidade, comissões dos vendedores, e muito mais.

De preferência, o preço deve cobrir todas essas despesas, permitindo que o negócio se desenvolva no futuro.

Por outro lado, se o custo for muito alto, avaliar a opção de reduzir custos fixos, tais como aluguel, salários do pessoal, internet, entre outros.

Conheça os riscos e as oportunidades

A expansão da organização financeira da corporação requer a compreensão desses dois elementos.

Para começar, lembre-se de que os riscos são aquelas situações que podem ser prejudiciais ao seu negócio.

Por exemplo, um aumento de inadimplência e custos.

Simultaneamente, as oportunidades são incidentes vantajosos que ajudam a empresa a progredir.

Uma ilustração é a grande recepção de um produto no mercado ou a diminuição de impostos, que permite reduzir o custo e sustentar a margem de lucro.

Possuir acesso a esses dados ajuda a manter o plano simples.

Projete a longo prazo

Ao planejar o futuro financeiro do negócio, é essencial realizar estimativas de longo prazo para o negócio e para a indústria.

Fazendo isso, é possível adaptar suas ações e determinar quais investimentos devem ser feitos com base na renda prevista.

Essa prática ajuda a manter os problemas com o capital de giro sob controle, reduzindo assim o risco de sua empresa se tornar inadimplente ou precisar contrair empréstimos.

Ela também permite uma previsão mais precisa dos investimentos.

Conte com a ajuda da tecnologia

A utilização de sistemas de gerenciamento é uma prioridade crítica. Eles são geralmente acessíveis e proporcionam grandes retornos devido a uma redução nos erros de monitoramento.

Um ERP permite que você veja todos os dados em um só local, como vendas, finanças, estoque e muito mais.

A solução produz relatórios que mostram a condição financeira de sua empresa e indicam se o planejamento é realizado corretamente.

Com o tempo, você pode analisar as receitas e despesas passadas, ajudando a fazer uma estimativa precisa para o futuro.

Dessa forma, é possível saber o que deve ser feito para atingir os objetivos desejados e melhorar os resultados da empresa.

É evidente que o planejamento financeiro corporativo é essencial para o crescimento da empresa.

Ao seguir essas dicas, você fará melhores escolhas e se concentrará em tarefas estratégicas, como conquistar clientes. O resultado é mais estabilidade e confiabilidade.

Consultoria empresarial para auxiliar no planejamento financeiro

Para maximizar a produção de seu negócio, a consultoria empresarial é uma obrigação.

Muitos empresários podem não perceber, mas não ter a assistência correta para administrar sua empresa de forma adequada e segura pode ser a causa de uma queda drástica em seus resultados.

É por isso que a consultoria de negócios é tão necessária atualmente, pois aqueles que não utilizam este serviço são deixados para trás e sofrem uma diminuição contínua em seus resultados.

Quando você confia nos serviços de consultoria empresarial da Evicont, você pode garantir mais resultados e segurança.

Além disso, fornecemos benefícios como: aumento de resultados, otimização da gestão e experts no assunto.

Portanto, não deixe que a administração do seu comércio se torne um problema e diminua seus resultados diários.

Conte com os profissionais da Evicont

Ivan Mingue lançou a Evicont em 1991, uma empresa localizada em Brooklin, na Zona Sul de São Paulo.

Nas últimas três décadas, a empresa vem prestando vários serviços a empresas, indústrias, freelancers, bem como a prestadores de serviços de todos os tamanhos.

A equipe da Evicont é composta por diretores experientes, com formação avançada em contabilidade e direito, e dedicam-se a ajudar os clientes nos próximos 30 anos.

A empresa se esforça para oferecer as melhores soluções comerciais, legais, fiscais, pessoais e corporativas, com a ajuda da tecnologia digital, para atender aos requisitos necessários de forma eficiente, segura e confiável, enquanto oferece um serviço transparente e humano a um custo razoável.

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Escrito por:

Evicont Contabilidade

A Evicont é um escritório contábil fundado por Ivan Mingue no ano de 1991 e desde então estabelecido na Zona Sul de São Paulo/SP, no bairro do Brooklin. Nesses mais de 30 anos de experiência, a Evicont atendeu comércios, indústrias, prestadores de serviço e profissionais liberais dos mais variados portes.

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